REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

02 junho 2022

Algumas VIROSES (relatadas nas palestras do prof. João Angelo):



* AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida): contágio acontece através do contato direto com o sangue, fluido preseminal, sêmen, leite materno e muco vaginal de pessoas contaminadas.
* Dengue (FHD) e Febre amarela causadas por Flavivirus [arbovirus] (Vírus envelopado com RNA de cadeia simples): sua transmissão acontece através da picada do mosquito fêmea Aedes eegypti.
* Caxumba (parotidite epidêmica) causada por Paramyxovirus (Vírus envelopado com RNA de cadeia simples): é uma doença viral cuja transmissão é geralmente respiratória, uma vez que os vírus estão presentes em gotículas de saliva, a contaminação também acontece através de contato direto com objetos contaminados.
* Gripe causada por Influenzavirus (Vírus envelopado com 8 moléculas de RNA de cadeia simples): vírus da gripe é facilmente transmitido, principalmente em ambientes fechados com pouca ventilação, uma vez que o vírus esta presente na saliva de pessoas infectadas, e são transmitidos através da respiração, fala, espirro e tosse.
* Hepatite B (infecciosa) causada por Hepadnavirus (Vírus envelopado com DNA de cadeia dupla): transmissão acontece através do contato direto com saliva, sêmen, sangue, secreções vaginais e leite materno de indivíduos infectados pelo vírus.
* Poliomielite (paralisia infantil) causada por Enterovirus (Vírus não envelopado com RNA de cadeia simples): a transmissão pode acontecer de diversas formas, através da boca com material contaminado com fezes, contaminação de alimentos e água por fezes, e também da forma oral-oral, através de gotículas de saliva eliminadas por pessoas contaminadas.
Rubéola causada por Rubivirus (Vírus envelopado com RNA de cadeia simples): contaminação acontece através do contato direto através secreções ou pelo ar por espirros e tosse, visto que o vírus esta presente em gotículas de muco e saliva.
* Sarampo causada por Morbillivirus (Vírus envelopado com RNA de cadeia simples): é uma doença altamente contagiosa, cuja transmissão acontece através do contato direto com o vírus que esta presente em gotículas de saliva, sendo que o contágio também acontece ao compartilhar objetos (copos, talheres, toalhas, etc...) e o mesmo ambiente (sala, quarto, etc...) com a pessoa infectada.
* Varíola causada por Orthopoxvirus variolae (Vírus envelopado com DNA de cadeia dupla) : transmissão acontece através das vias respiratórias através de gotículas de salivas e também pelo contato com objetos contaminados como roupas, talheres, copos, etc...

Nenhum comentário: